55051994153919
55051994153919

Tomar vacinas é mesmo importante?

29/06/2020

     As Vacinas são substâncias que estimulam nosso corpo a produzir respostas imunológicas (anticorpos) a fim de nos proteger contra determinada doença. São produzidas a partir do próprio agente causador da doença, que é colocado em nosso corpo de forma enfraquecida ou inativada. Além da produção de anticorpos, o organismo produz células de memória, ou seja, células que, ao serem expostas novamente ao mesmo antígeno, serão capazes de produzir anticorpos mais rapidamente.

   Todos os esforços até hoje impactaram muito na redução do número de casos e mortes por doenças imunopreveníveis, permitindo uma maior proteção à população. Doenças como varíola, sarampo e rubéola, são doenças erradicadas no país graças às vacinas.

    A pandemia global do corona vírus coloca a vacina como a principal meta para prevenção e diminuição dos surtos no mundo inteiro. Pesquisadores estão lidando com um vírus totalmente novo e por isso é necessário mapeá-lo e entende-lo. Atualmente, estão sendo investigadas possíveis vacinas e alguns tratamentos medicamentosos específicos, com testes através de ensaios clínicos (Rodney E. Rhode, especialista em microbiologia da Universidade Estadual do Texas).

    A descoberta de um medicamento que seja muito eficaz e com poucos efeitos colaterais seria uma excelente solução, mas ainda não temos nada com esse perfil até o momento (Nelson Teich, ex Ministro da Saúde).

    Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte. Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doença.

Notícias Relacionadas

Síndrome de Burnout
17/08/2023 Síndrome de Burnout

   Também conhecida como esgotamento Profissional, é um distúrbio com sintomas de exaustão emocional extrema, estresse

Leia mais
TVP - Trombose Venosa Profunda
27/07/2022 TVP - Trombose Venosa Profunda

   A Trombose Venosa Profunda (TVP) é  quando um coágulo entope uma veia profunda de um membro (geralmente panturrilha ou

Leia mais

FALE CONOSCO

ACOMPANHE-NOS EM
NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Instagram
  • Facebook
  • whatsapp
CONVÊNIOS