55051994153919
55051994153919

O papel da vitamina D no combate ao Covid 19

01/09/2020

   A vitamina D na verdade, é um hormônio produzido naturalmente no organismo, através da exposição da pele à luz solar (os raios ultravioleta UVB são capazes de ativar a síntese dessa substância). Uma fonte alternativa e menos eficaz de vitamina D é a suplementação, ou a dieta, responsável por apenas 20% das necessidades corporais.
   Tem como principal função a regulação da homeostase do cálcio, formação e reabsorção óssea, através da sua interação com as paratireoides, os rins e os intestinos. Trabalha também como reguladora do crescimento, sistema cardiovascular, músculos, metabolismo e insulina.  Além dessas finalidades, a Vitamina D tem sido bem comentada por fortalecer e Influenciar o sistema imunológico. E com isso, têm surgido FALSOS relatos que a suplementação dessa vitamina poderia ter efeitos na prevenção/terapia da Covid-19. 
   Uma análise da Universidade de Hohenheim, na Alemanha, estabelece que existem inúmeros indícios de que várias doenças não transmissíveis (pressão alta, diabetes, doenças cardiovasculares) estão associadas a baixos níveis plasmáticos de vitamina D. Essas comorbidades, juntamente com a deficiência de vitamina D, aumentam o risco de eventos graves de covid-19.
   Uma pesquisa italiana também não fala em redução do contágio ou prevenção: o que eles perceberam é que alguns pacientes internados com Covid-19 apresentavam baixos níveis de vitamina D e, embora não seja capaz de impedir a infecção pelo vírus, ela talvez ajude a evitar que a doença se agrave.
   Por isso, salienta-se que, até o momento, não há evidências científicas que comprovem que a vitamina D tenha efeitos protetor, preventivo ou curativo no que se refere ao coronavírus. O que se sabe é que a Vitamina D tem um papel na manutenção e no fortalecimento da nossa imunidade. Algumas células do sistema imunológico, os linfócitos, têm receptores para a substância. Quando os níveis estão adequados, eles tendem a atuar melhor no combate a infecções. Assim, o organismo responde mais rápido no processo de recuperação.

Notícias Relacionadas

Já ouviu falar em PRESBIFAGIA?
20/10/2020 Já ouviu falar em PRESBIFAGIA?

   O processo de envelhecimento afeta os indivíduos globalmente, inclusive no processo de deglutição. As alterações

Leia mais
Celulares podem atrasar desenvolvimento nas crianças.
17/09/2020 Celulares podem atrasar desenvolvimento nas crianças.

   Qual pai ou mãe nunca entregou um celular ou tablet para uma criança para evitar choros, birras ou até mesmo para manter

Leia mais

FALE CONOSCO

ACOMPANHE-NOS EM
NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Instagram
  • Facebook
  • whatsapp
CONVÊNIOS