55051994153919
55051994153919

O papel da vitamina D no combate ao Covid 19

01/09/2020

   A vitamina D na verdade, é um hormônio produzido naturalmente no organismo, através da exposição da pele à luz solar (os raios ultravioleta UVB são capazes de ativar a síntese dessa substância). Uma fonte alternativa e menos eficaz de vitamina D é a suplementação, ou a dieta, responsável por apenas 20% das necessidades corporais.
   Tem como principal função a regulação da homeostase do cálcio, formação e reabsorção óssea, através da sua interação com as paratireoides, os rins e os intestinos. Trabalha também como reguladora do crescimento, sistema cardiovascular, músculos, metabolismo e insulina.  Além dessas finalidades, a Vitamina D tem sido bem comentada por fortalecer e Influenciar o sistema imunológico. E com isso, têm surgido FALSOS relatos que a suplementação dessa vitamina poderia ter efeitos na prevenção/terapia da Covid-19. 
   Uma análise da Universidade de Hohenheim, na Alemanha, estabelece que existem inúmeros indícios de que várias doenças não transmissíveis (pressão alta, diabetes, doenças cardiovasculares) estão associadas a baixos níveis plasmáticos de vitamina D. Essas comorbidades, juntamente com a deficiência de vitamina D, aumentam o risco de eventos graves de covid-19.
   Uma pesquisa italiana também não fala em redução do contágio ou prevenção: o que eles perceberam é que alguns pacientes internados com Covid-19 apresentavam baixos níveis de vitamina D e, embora não seja capaz de impedir a infecção pelo vírus, ela talvez ajude a evitar que a doença se agrave.
   Por isso, salienta-se que, até o momento, não há evidências científicas que comprovem que a vitamina D tenha efeitos protetor, preventivo ou curativo no que se refere ao coronavírus. O que se sabe é que a Vitamina D tem um papel na manutenção e no fortalecimento da nossa imunidade. Algumas células do sistema imunológico, os linfócitos, têm receptores para a substância. Quando os níveis estão adequados, eles tendem a atuar melhor no combate a infecções. Assim, o organismo responde mais rápido no processo de recuperação.

Notícias Relacionadas

O que são Termogênicos?
28/04/2021 O que são Termogênicos?

     São substâncias ou alimentos que estimulam o corpo a aumentar a temperatura corporal agindo nos sistemas cardiovascular,

Leia mais
Depressão Pós Covid
29/03/2021 Depressão Pós Covid

     A pandemia do coronavírus impactou a sociedade e todos os indivíduos em diversos aspectos. No âmbito financeiro,

Leia mais

FALE CONOSCO

ACOMPANHE-NOS EM
NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Instagram
  • Facebook
  • whatsapp
CONVÊNIOS