55051994153919
55051994153919

Cuide de seus Pés

18/02/2020

    O pé humano apresenta uma das maiores variedades estruturais do corpo: ele recebe e distribui o peso corporal, se adapta a superfícies irregulares e atua como uma alavanca rígida que impulsiona o organismo durante a marcha .

     O pé é rico em sensores que enviam informações para o cérebro a respeito da posição do corpo e descarga de peso. Quanto mais informação o cérebro recebe, melhor ele controla os movimentos do corpo e ajusta a postura.
Os mesmos sensores que participam do controle do movimento e da postura auxiliam o corpo a manter o equilíbrio. A sensação da sola do pé é tão importante que o simples fato de usar uma meia diminui o equilíbrio em relação aos pés descalços. Além de enviar informações o pé também reage aos desequilíbrios, trabalhando para nos manter em pé

   Quando há alterações, anormalidades e disfunções mecânicas do pé, como a pronação excessiva e a hipopronação, existe uma sobrecarga na articulação, podendo causar dores e desvios também em joelhos, quadril e coluna. Uma avaliação biomecânica e clínica pode identificar essas alterações, melhorando o alinhamento dos pés e dos membros inferiores e consequentemente, a eficiência dos mecanismos do pé durante corridas e caminhadas.

“O cuidado com a saúde dos pés previne lesões degenerativas, além de reduzir os episódios de entorses de tornozelo e joelho. Previne também fraturas por estresse em praticantes de atividades esportivas”.

Notícias Relacionadas

Porque os jovens estão infartando?
11/03/2020 Porque os jovens estão infartando?

     Os jovens deviam se prevenir contra as doenças cardiovasculares, mas deixam de se cuidar. Cada vez mais são expostos

Leia mais
A interferência do fumo no processo cicatricial
30/01/2020 A interferência do fumo no processo cicatricial

Além de todos os males já conhecidos do cigarro, como infarto e câncer, você sabia que fumar afeta e interfere profundamente

Leia mais

FALE CONOSCO

ACOMPANHE-NOS EM
NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Instagram
  • Facebook
  • whatsapp
CONVÊNIOS