55051994153919
55051994153919

Cuide de seus Pés

18/02/2020

    O pé humano apresenta uma das maiores variedades estruturais do corpo: ele recebe e distribui o peso corporal, se adapta a superfícies irregulares e atua como uma alavanca rígida que impulsiona o organismo durante a marcha .

     O pé é rico em sensores que enviam informações para o cérebro a respeito da posição do corpo e descarga de peso. Quanto mais informação o cérebro recebe, melhor ele controla os movimentos do corpo e ajusta a postura.
Os mesmos sensores que participam do controle do movimento e da postura auxiliam o corpo a manter o equilíbrio. A sensação da sola do pé é tão importante que o simples fato de usar uma meia diminui o equilíbrio em relação aos pés descalços. Além de enviar informações o pé também reage aos desequilíbrios, trabalhando para nos manter em pé

   Quando há alterações, anormalidades e disfunções mecânicas do pé, como a pronação excessiva e a hipopronação, existe uma sobrecarga na articulação, podendo causar dores e desvios também em joelhos, quadril e coluna. Uma avaliação biomecânica e clínica pode identificar essas alterações, melhorando o alinhamento dos pés e dos membros inferiores e consequentemente, a eficiência dos mecanismos do pé durante corridas e caminhadas.

“O cuidado com a saúde dos pés previne lesões degenerativas, além de reduzir os episódios de entorses de tornozelo e joelho. Previne também fraturas por estresse em praticantes de atividades esportivas”.

Notícias Relacionadas

Síndrome de Burnout
17/08/2023 Síndrome de Burnout

   Também conhecida como esgotamento Profissional, é um distúrbio com sintomas de exaustão emocional extrema, estresse

Leia mais
TVP - Trombose Venosa Profunda
27/07/2022 TVP - Trombose Venosa Profunda

   A Trombose Venosa Profunda (TVP) é  quando um coágulo entope uma veia profunda de um membro (geralmente panturrilha ou

Leia mais

FALE CONOSCO

ACOMPANHE-NOS EM
NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Instagram
  • Facebook
  • whatsapp
CONVÊNIOS