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Como a alimentação pode ajudar na recuperação das lesões

14/12/2020


   Ninguém consegue ficar imune às lesões, porque podem acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar. Os atletas têm mais chance de se lesionar do que as pessoas que não são atletas em função da atividade desportiva.
   Para recuperar e até mesmo prevenir lesões, os alimentos podem ser grandes aliados. Uma nutrição adequada é muito importante para a recuperação dos tecidos. Alimentos que sejam ricos em antioxidantes, fatores anti-inflamatórios e aminoácidos, vão ajudar o corpo a se fortalecer, reconstruir o colágeno e os tecidos. 
   Um nutriente fundamental neste processo são as gorduras, como ômega 3 e ácidos graxos que diminuem a dor e reduzem a inflamação, fator este que atrasa a recuperação de tendinites, de fraturas ósseas e de torções de ligamentos.
   Apostar em alimentos ricos em vitamina C (laranja, limão, mirtilo, morangos) auxilia no processo de regeneração da pele, na reparação do tecido cicatricial, dos tendões, dos ligamentos e dos vasos sanguíneos. A vitamina D é importante para a saúde óssea e para a absorção de cálcio, podendo ser obtida com a exposição solar protegida e moderada. Ambos micronutrientes atuam favoravelmente na hora de recuperar e estimulam a proteção do sistema imunitário, deixando-o mais capaz de agir contra os marcadores de inflamação. 
   A boa hidratação diminui o estresse do organismo. Tecidos e articulações desidratadas possuem maior dificuldade para lutar contra a agressão, eliminar toxinas e reparar danos.
   O adequado consumo proteico é um elemento fundamental para a produção de novas células e para a saúde muscular, melhorando a síntese proteica. A ingestão de alimentos que sejam reconstrutores, ou anticatabólicos, ajudam a evitar a perda de tecido muscular. As proteínas pode vir de ovos, peixes, carnes vermelhas ou brancas, tofu, quinoa, cogumelos, leguminosas...
   Alimentos ricos em zinco, tais como nozes, grãos e frango vão ajudar seu corpo a usar as gorduras e proteínas presentes na sua alimentação para reparar o tecido lesionado, além de fortalecer o sistema imunológico.
 

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