55051994153919
55051994153919

14 de Junho: Dia Mundial do doador de Sangue

14/06/2020

     Doar sangue consiste em um ato voluntário, no qual o doador permite a retirada do seu próprio sangue, para armazenamento em um banco sanguíneo ou hemocentro e posterior utilização para uma transfusão. É um ato de amor ao próximo, que pode dar esperança de vida e de saúde para quem mais precisa: pai, mãe, irmão, amigo ou mesmo uma pessoa que você nunca viu. Não importa quem será o beneficiado, mas sim, que outras pessoas terão novas oportunidades, novas chances de recomeçar a própria vida (https://www.unimed.coop.br/viver-bem).
    Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue regularmente. O nível recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 1% a 3% de população doadora, afim de dar maior segurança e contar com estoques reguladores. Com o inverno chegando, os estoques dos bancos de sangue sempre caem em todo o país, deixando alguns praticamente vazios (Scielo - Caderno de Saúde pública).
    Não existe substituto para o tecido sanguíneo. Existem alguns produtos sintéticos que podem até retardar uma transfusão, mas esse é um método paliativo e temporário, que não substitui o sangue humano.
     O doador de sangue não corre nenhum risco de contaminação ao doar sangue. Todo o material utilizado é esterilizado e descartável, e está dentro de um rigoroso padrão de qualidade elaborado pelo Ministério da Saúde e órgãos internacionais, levando sempre em conta a saúde do doador e do receptor. A doação de sangue é um processo seguro, rápido (dura cerca de 15 minutos) e não obriga a outras doações (Revista Científica da FMC - Vol. 9, nº 1, 2014)
     Um adulto, seja do sexo masculino ou feminino, possui em média cinco litros de sangue em seu corpo. E em uma doação são coletados no máximo 450 mililitros. Ou seja, menos de 10% de todo o sangue do seu organismo. Esse volume é reposto em 24 horas pelo organismo.
     Portanto, se você dispõe de boa saúde, informe - se de como pode doar sangue. Uma única doação pode salvar até quatro vidas
                                                          Doe Sangue. Tem sempre alguém precisando de você!

Notícias Relacionadas

Síndrome de Burnout
17/08/2023 Síndrome de Burnout

   Também conhecida como esgotamento Profissional, é um distúrbio com sintomas de exaustão emocional extrema, estresse

Leia mais
TVP - Trombose Venosa Profunda
27/07/2022 TVP - Trombose Venosa Profunda

   A Trombose Venosa Profunda (TVP) é  quando um coágulo entope uma veia profunda de um membro (geralmente panturrilha ou

Leia mais

FALE CONOSCO

ACOMPANHE-NOS EM
NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Instagram
  • Facebook
  • whatsapp
CONVÊNIOS