55051994153919
55051994153919

Fonoaudiologia

O Fonoaudiólogo atua prevenindo e tratando distúrbios de fala, voz, linguagem escrita, audição e funções como respiração e deglutição. Tais distúrbios podem aparecer em qualquer fase da vida, por isso o profissional atende todas as faixas etárias, desde os recém nascidos até os idosos.


Áreas da Fonoaudiologia: audiologia, motricidade orofacial, linguagem, disfagia, saúde coletiva, fluência, fonoaudiologia do trabalho, fonoaudiologia neurofuncional, fonoaudiologia educacional e saúde coletiva.

Alguns dos distúrbios tratados pela fono:

Gagueira: distúrbio que afeta a fluência da fala.

Transtornos específicos do desenvolvimento da fala e da linguagem: acontece quando a criança compreende a linguagem, mas sua fala está aquém do que é esperado para sua idade. O déficit está apenas na fala, sendo os demais aspectos do seu desenvolvimento normais.

Anomalias dentofaciais: alterações devido ao mal uso e/ou mal posicionamento da língua ou da musculatura orofacial.

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): esse transtorno costuma trazer consigo uma alteração das competências linguísticas do indivíduo, sendo necessária a intervenção fonoaudiológica para minimizá-los e diminuir os impactos na vida social.

Ronco e Apnéia do sono: o ronco é causado pela flacidez da musculatura da faringe, que acaba vibrando quando o ar passa. A apnéia é caracterizada pela obstrução parcial ou total do ar. O tratamento fonoaudiológico visa o fortalecimento da musculatura da faringe, que consequentemente irá vibrar menos com a passagem do ar.

Disfonias: alterações na voz (rouquidão ou ausência de voz) que podem ser causadas por fatores como Doença do Refluxo Gastroesofágico, paralisia das pregas vocais e da laringe, edema de laringe.

Transtornos do Espectro Autista: indivíduos com esse transtorno têm, dentre outras alterações, a interação social e a comunicação prejudicadas.

Disfagia: tosse, engasgos e dificuldade de engolir alimentos, líquidos ou saliva; se não tratada pode evoluir para desidratação, desnutrição e penumonias.

Afasia: alteração de linguagem causada por dano neurológico, pode se apresentar como dificuldade em compreender o que é dito ou em expressar o que quer dizer.

Disartria: distúrbio da articulação da fala onde há imprecisão no movimento para produção dos fonemas em virtude de alteração neurológica (central ou periférica).

Apraxia de fala: alteração neurológica onde a pessoa é incapaz de realizar movimentos voluntariamente.

Dislexia: distúrbio de aprendizagem caracteriazado pela dificuldade em relacionar as letras com os sons e conversão do meio verbal para escrito. Há prejuízo nas habilidades de consciência fonológica.

Distúrbios do Processamento Auditivo Central: o sistema auditivo periférico está íntegro, ou seja, a audição é normal, porém o indivíduo não consegue interpretar o que ouve.
 

FALE CONOSCO

ACOMPANHE-NOS EM
NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Instagram
  • Facebook
  • whatsapp
CONVÊNIOS